Enem não será aceito para ingresso na Unicamp em 2021
Devido à incompatibilidade de calendários, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano, não será aceito para ingresso na Unicamp. As 639 vagas oferecidas pelo edital Enem-Unicamp, cerca de 20% das vagas totais de ingresso, serão ofertadas no vestibular tradicional, incluindo as vagas oferecidas para alunos de escolas pública e autodeclarados pretos e pardos. Os percentuais de vagas para ações afirmativas e para candidatos oriundos de escola pública estão mantidos. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (22) pelo diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves Neto.
“As vagas que antes eram do Enem serão automaticamente transferidas para o Vestibular. Sobretudo por conta do calendário, ficou inviável a manutenção das vagas pelo Enem”, explica. De acordo com o cronograma do Enem, os resultados das provas seriam disponibilizados a partir de 29 de março. Já o calendário da Unicamp prevê o retorno às aulas no dia 15 de março.
Segundo José Alves, se houvesse a chamada dos candidatos do Enem, eles entrariam somente após os primeiros dias de abril, com cerca de três semanas de atraso em relação aos demais candidatos, o que traria um prejuízo tanto para o entrosamento como para o rendimento dos estudantes.
O ingresso via Vestibular Indígena e via Vagas Olímpicas está mantido.
Clique e veja a notícia na íntegra.
Fonte: UNICAMP
Autor: Liana Coll
Foto: Antonio Scarpinetti