As atividades extraclasse são uma ótima maneira de levar o aprendizado para além da sala de aula, dando a oportunidade para os seus filhos interagirem com outras crianças e também praticarem algo novo. Veja abaixo algumas atividades e os benefícios que seu filho poderá obter com cada uma delas:

Natação

Ótima atividade esportiva é a Natação

A natação é uma das atividades mais procuradas pelos pais na hora de colocar seus filhos em uma atividade extraclasse. Além da vantagem de poder ser iniciada bem cedo, esse exercício promove o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. A natação também é responsável pelo aumento do apetite e da resistência cardiorrespiratória e muscular de seus praticantes.

Teatro

Preparação cultural para os alunos

As aulas de teatro são muito positivas para praticantes de qualquer idade e independem de a criança ser tímida ou extrovertida. Isso porque o teatro permite justamente que a criança desenvolva a imaginação e a sua capacidade de se expressar verbal e corporalmente. O teatro também auxilia no aprendizado de matérias escolares, pois estimula a concentração e a memória. Por fim, quem faz teatro pode apresentar melhora na autoestima e geralmente desenvolve maior interesse pela literatura.

Yoga

Yoga é bom para a mente e para o corpo

A yoga não é apenas uma atividade de adulto: as crianças que a praticam também sentem os mesmos benefícios, como a redução do estresse e a melhora da memória, por exemplo. Além disso, a prática estimula a concentração, diminui a ansiedade, reduz a insônia e as dores corporais crônicas, aumenta a força muscular e melhora o sistema imunológico.

Música

Música na vida do aluno pode ser muito relaxante e tirar a tensão do dia a dia

A música traduz pensamentos, emoções e sensações em sons. Com isso, ela propicia o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora e também cognitiva de seu filho. Praticar regularmente resulta na melhora da fala e auxilia no processo de alfabetização. E, ainda que iniciada por crianças já mais velhas, o aprendizado de algum instrumento musical ou a participação em aulas de canto melhoram o desempenho na escola, reduzem a ansiedade e contribuem para o melhor comportamento dos alunos.

Aula de idiomas

Em um mundo globalizado, saber mais de um idioma faz a diferença na vida profissional

A aprendizagem de uma nova língua ajuda a fortalecer a memória, melhora as habilidades multitarefas e aumenta a capacidade de foco. Além desses benefícios, aprender inglês ou espanhol, por exemplo, permite um melhor desempenho nos vestibulares, já que algumas provas contam com interpretação e leitura em línguas estrangeiras.

Judô

O esporte traz disciplina, espírito de disputa e respeito para o aprendizado.

A luta gera a estimulação psicomotora, ensina sobre paciência e, assim, melhora o comportamento das crianças. O judô, por exemplo, também desenvolve o equilíbrio, a agilidade, a coordenação, a humildade, o respeito e a solidariedade.

Fonte: Sistema COC de Ensino – By Pearson